Services

Izadora

Brasília

olá, meu nome é Izadora,

Tenho 39 anos, sou psicóloga clínica, realizava atendimentos presenciais em uma clínica e domiciliares no atendimento de crianças com autismo.

Quais foram os principais desafios enfrentados durante a pandemia e quais foram os impactos na sua ocupação duante o período?

Durante a pandemia, um dos maiores desafios foi a transição dos atendimentos presenciais para a modalidade online. Isso afetou profundamente a dinâmica de atendimento, especialmente na clínica onde trabalho, pois os atendimentos domiciliares foram interrompidos. Como os pais precisavam aplicar os programas com as crianças, era necessário planejar as sessões de forma que pudessem executar as atividades em casa. Embora não tenha enfrentado grandes dificuldades financeiras por estar morando com meus pais, o impacto emocional foi bastante intenso. Os conteúdos que os pacientes traziam estavam frequentemente relacionados a questões como ansiedade, medo, tensão, luto e culpa, o que exigia uma atenção especial para lidar com essas emoções.

Como você os superou? E, principalmente, qual lição, mensagem ou conselho gostaria de deixar para as pessoas que irão ler o seu relato?

A principal lição que aprendi foi a importância de ser flexível e de adaptar-se rapidamente às mudanças, especialmente em tempos de crise. A pandemia trouxe desafios inesperados, mas também nos ensinou a importância de cuidar da nossa saúde emocional e a ser mais empático com o outro. Para aqueles que lerem meu relato, meu conselho é que, mesmo nos momentos mais difíceis, busquem encontrar maneiras de ajudar e apoiar uns aos outros, e que lembrem que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física.

palavras chaves